Sites Grátis no Comunidades.net Criar uma Loja Virtual Grátis

Mille ...


O tecido muscular que nos interessa conhecer é o Tec. musc. Estriado, que se compõe por agrupamentos de células de forma cilíndrica, que têm entre 10 e 60 micrómetros de diâmetro, mas até 30 cm de comprimento, podendo atingir todo o comprimento do músculo. Estas células, dadas as suas dimensões, têm multiplos núcleos periféricos, e um citoplasma (denominado sarcoplasma) quase totalmente preenchido por estruturas filamentares designadas miofibrilhas. As miofibrilhas compõe-se alternadamente por filamentos proteicos de maior e menor espessura que conferem o aspecto estriado ao músculo. Estes filamentos estabelecem ligações entre si, na presença de ATP, deslizando uns sobre os outros e encurtando a miofibrilha. Dada a organização das miofibrilhas, paralelas umas às outras e ao longo de toda a célula muscular, o comprimento total da célula diminui no momento da contracção.
Total de visitas: 16916
Musculatura Esquelética

O sistema muscular esquelético constitui a maior parte da musculatura do corpo, formando o que se chama popularmente de carne. Essa musculatura recobre totalmente o esqueleto e está presa aos ossos, sendo responsável pela movimentação corporal.





Os músculos esqueléticos estão revestidos por uma lâmina delgada de tecido conjuntivo, o perimísio, que manda septos para o interior do músculo, septos dos quais se derivam divisões sempre mais delgadas. O músculo fica assim dividido em feixes (primários, secundários, terciários). O revestimento dos feixes menores (primários), chamado endomísio, manda para o interior do músculo membranas delgadíssimas que envolvem cada uma das fibras musculares. A fibra muscular é uma célula cilíndrica ou prismática, longa, de 3 a 12 centímetros; o seu diâmetro é infinitamente menor, variando de 20 a 100 mícrons (milésimos de milímetro), tendo um aspecto de filamento fusiforme. No seu interior notam-se muitos núcleos, de modo que se tem a idéia de ser a fibra constituída por várias células que perderam os seus limites, fundindo-se umas com as outras. Dessa forma, podemos dizer que um músculo esquelético é um pacote formado por longas fibras, que percorrem o músculo de ponta a ponta.

No citoplasma da fibra muscular esquelética há muitas miofibrilas contráteis, constituídas por filamentos compostos por dois tipos principais de proteínas – a actina e a miosina. Filamentos de actina e miosina dispostos regularmente originam um padrão bem definido de estrias (faixas) transversais alternadas, claras e escuras. Essa estrutura existe somente nas fibras que constituem os músculos esqueléticos, os quais são por isso chamados músculos estriados.

Em torno do conjunto de miofibrilas de uma fibra muscular esquelética situa-se o retículo sarcoplasmático (retículo endoplasmático liso), especializado no armazenamento de íons cálcio